A moda da vez, a moda fez!

October 21, 2017

 

A moda agora é estar fora de moda. Foi-se o tempo em que ter uma roupa diferente fazia as pessoas se sentirem diferentes. É, acabou o exibicionismo! Os panos chiques de hoje viraram os retalhos de ontem. Pelo menos, é o que enxergam as grandes empresas da moda.

 

Acontece que as lojas varejistas tradicionais de moda estão enfrentando muita queda de vendas nos últimos tempos. Elas estão preocupadas ao verem suas roupas ficando picotadas pelo mercado nos tons de sépia.

 

Pode parecer deselegante, mas a realidade é que o comportamento dos jovens mudou. Eles não estão mais querendo a roupa do momento. É, acabou mesmo!  Eles querem a nova moda. A função da roupa mudou. A moda agora é ter muita roupa barata para cada flash de tempo, do que ter pouca roupa chiquérrima para muito tempo. Como o salário pouco varia, ter muita roupa barata dá mais flashes.

A vontade deles já não é de querer comprar roupas caras, mas de consumir roupas diferentes no dia a dia, por mais baratos que elas sejam. Quem compra roupa barata, compra roupa besouro porque consegue adquirir uma maior quantidade de roupas gastando o mesmo valor que gastaria numa única peça de roupa cara. Esta tendência criada pela moda facilmente entra em moda. A moda das roupas elegantes nunca consegue entrar em moda, por isso modas como as clássicas são preferidas por muitos por nunca saírem de moda.

 

Este fenômeno dos adolescentes está preocupando as empresas grandes que querem culpar alguém por sua perda de lucratividade. Por causa disso, elas procuram os culpados de verdade. Quem são os culpados dessa moda? Quem a fez? Existem suspeitas. Parece que as redes sociais como Instagram e Snapchat estão sendo os culpados, verdadeiros vilões, segundo a visão dos grandes empresários. Isto porque, no comportamento dos jovens, a moda agora é fotografar selfies e postar nas redes sociais. Como o volume de fotos é maior a cada dia, a moda ficou instantânea a cada tirada de foto. Os jovens estão querendo mais fotos com roupas diferentes nelas para que o ganho de curtidas seja maior a cada foto postada. Com isso, as perdas das empresas de grande porte estão ficando maiores também. Ah! Claro! Há quem compartilhe isto! Isso é moda!

 

Por isso, as empresas de pequeno e médio porte estão com as portas abertas, pois vendem variedades baratas, enquanto as grandes empresas já não sabem como entender o que cliente quer mais, já que muda o gosto a cada postagem de foto. O cliente jovem já não busca por roupas exclusivas, mas por variedades de roupas que ficam exclusivas por foto. Isto tudo está fazendo as empresas de moda repensarem seus valores para com os clientes.

 

Curioso, como as coisas vem mudando. Afinal, a moda de hoje está nas selfies de cada um.

 

 

por Eric Ferreira

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O paradoxo do custo!

September 28, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

January 15, 2018

December 29, 2017

November 3, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags