top of page

Mulheres só inventam

Mulheres só inventam. E antes que você pense que esta frase seja machista e generalista, te digo que as mulheres realmente inventam e inventam mesmo.

Dizem que os homens só reclamam. Muitos homens reclamam da dorzinha aplicada por uma seringa que injeta substâncias no nosso corpo e que geralmente é utilizada por médicos. Letitia Mumford inventou isso, não a reclamação dos homens, mas a seringa, numa época em que as máquinas estavam a todo vapor, antes de 1900.

Se você é homem como eu, não fique nervoso com esta história. Vá tomar um café e não se esqueça de filtrar bem as ideias. Sim, pois o primeiro filtro de café feito com papel apareceu em 1908 após vários testes da Amalie Auguste, vivida na Alemanha. Um dos papeis foi testado em latão e tinha um furo em baixo que permita fazer o café rápidinho sem deixar ninguém esperando, consequentemente ninguém ficava nervoso.

Bom, tome um café com calma. Se esperar demais, o café esfria e pode vir uma maripousa pousar na sua xícara. Grace Hopper criou o primeiro compilador para linguagens de programação e utilizou o termo "bug" para se refirir a um problema de sistema de computador. Ela tinha encontrado uma maripousa dentro de uma máquina e falou: Xispa! Um homem viu aquilo e saiu correndo!

E quando criança eu também corria, pra lá e pra cá. Algumas mulheres já gritaram para homens dizendo: "Vá se ver no espelho!" E não eram casais brigando não. Minha mãe dizia que eu tinha que olhar o vidro para pentear o cabelo. Gostava de tentar me ver pelo binóculos, mas eu tinha um problema, eu não enxergava direito. Não que eu tivesse problema de visão, acontece que o vidro era praticamente "invisível" e não um espelho. Com baixo nível de reflexo e muito fino, o vidro extremamente fino foi criada por Katharine Burr Blodgett e revolucionou as imagems de câmeras, microscópios, telescópios, projetores. Já usei telescópio uma vez, achava que era um binóculo de um olho só fantástico. Eu ficava impressionado em ver aquela imagem FullHD que não gastava energia elétrica.

Bem, com as telas de hoje em dia é possível que você esteja lendo alguma coisa na internet ou mesmo passeando com o uso dados que voam pelo espaço. O volume de dispositivos eletrônicos móveis e imóveis, tipo computadores de mesa, aumentou drasticamente nas ultimas duas décadas juntamente com o uso de tecnologias como Wi-fi e Bluetooth. Graças a Hedy Lamarr, você pode enviar torpedos via Whatsapp para quem desejar. Hedy Lamarr era uma atriz de Hollywood que viveu na segunda guerra mundial. Ela criou, na época, os canais de frequência de rádio que permita controlar outros tipos de torpedos à distância em tempos de guerra.

Além disso, as mulheres inventaram muitas coisas por ai e incentivaram os homens em muitos sentidos, inclusive a cuidarem dos bebês. Marion Donovan inventou a fralda descartável. Por causa da invenção, os homens não pudiam mais reclamar de que os bebês sujavam muito o berço. E alguém falou que lugar de mulher é na cozinha? Josephine Cochran esteve por muitas vezes na cozinha, até que criou a máquina de lavar louças. Depois disso ela foi fazer muitas outras coisas, enquanto ela deixava os homens entretidos utilizando a máquina dela.

As mulheres inventam mesmo. Contudo, foram os homens que em campos de batalha e com muitas saudades dos familiares inventaram o grito "Mamãe!"

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page